Para suporte Tel: +55 (62)9 8271-0012

Troquei o Windows pelo Linux

Date: junho 22, 2017 Author: Gabriel Category: GNU/Linux Tags: , , Comments: 0

Muitos se perguntam, será que compensa trocar o windows pelo linux? Você escutará a resposta "Ah cara não compensa" ou "Ah cara linux é chato e difícil", mas será que é isso mesmo?

Eu digo que não é difícil e muito menos que é chato. Há alguns anos atrás tive contato com linux, no caso o ubuntu (no qual eu tive alguns problemas, mas é uma distribuição recomendada para quem quer começar a mexer com linux), e de um mês para cá eu removi o windows completamente do meu notebook e instalei a distribuição Debian, na qual me senti bastante confortável e além disso as ferramentas que eu usava no windows tem no linux (Ex. Google Chrome, Mozilla Firefox, VNC, ferramentas de desenvolvimento, entre outros).

Mas existe um questionamento das pessoas em relação ao uso do linux, de que programas do windows não funcionam no linux, para isso existem ferramentas que conseguem executar esses programas que é o Wine e Crossover.

Uma das vantagens que tive nessa migração foi o baixo consumo de hardware, enquanto o Windows em estado ocioso me consumia cerca de 1,5GB de RAM o Debian consome em estado ocioso cerca de 350 MB de RAM (podendo consumir até menos desativando alguns serviços).

Existem muitos motivos para trocar o Windows pelo Linux, mas isso varia bastante de um usuário para outro, mas se você quiser usar em ambiente virtual, instalar em Dual Boot com Windows ou até mesmo instalar Linux como seu sistema principal será uma ótima experiência, segue um link de um artigo sobre distribuições "Não-Ubuntu" para iniciantes.

Caso não se sinta totalmente confiante em instalar Linux como sistema tem como instalar ele lado a lado com o Windows, segue um exemplo abaixo:

Se você gostou compartilhe e deixe seu comentário e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *